STRIDER MD
Strider , lançado no Japão como Strider Hiryu ( ストライダー飛竜Sutoraidā Hiryu ) , é um 1989 de rolagem lateral jogo de plataforma desenvolvido e lançado para o CP Sistema de arcade hardware pela Capcom . Strider é um hack and slash platformer definido em umfuturo distópico no ano de 2048 e possui uma ampla gama de configurações que afetam dramaticamente a jogabilidade.
Strider marcou a estréia no videogame de Hiryu , um membro de um grupo secreto de ninjas conhecido como "Striders" logo após a estréia do personagem em 1988 como personagem principal de um mangá intitulado Strider Hiryu .
Hiryu se tornou o principal protagonista de uma longa série de videogames e um dos personagens mais populares da Capcom. O jogo de arcade faz parte de uma cooperação de três vias entre a Capcom e a editora de mangás Moto Kikaku , que também inclui um livro de mangá e um videogame da NES .
Portos para o Amiga , Amstrad CPC , Atari ST , Commodore 64 , DOS e ZX Spectrum foram desenvolvidos pela Tiertex e publicados pela US Gold em 1989.
A Sega portou o Strider para seu próprio console Genesis em 1990 com grande sucesso. De todas as versões caseiras, a adaptação do Genesis é considerada a mais bem sucedida, ganhou o prêmio de Melhor Jogo de Vídeo em Vídeo Games de 1990 da Electronic Gaming Monthly e foi destaque no livro 1001 Video Games que você deve jogar antes de morrer . A jogabilidade inovadora e veloz de Strider é citada como uma grande influência em várias franquias populares de videogames, como Ninja Gaiden , Devil May Cry e God of War . Tornou-se um dos primeiros grandes sucessos da Capcom antes de Street Fighter II, elogiado por sua jogabilidade inovadora, música diversificada e única e amostras de voz multilíngües.
Os controles do Strider consistem em um joystick de oito direções e dois botões de ação para atacar e pular. O jogador controla o protagonista Strider Hiryu , cuja principal arma é um tonfaespada de plasma, como "Cypher". Ele pode realizar vários talentos acrobáticos, dependendo da combinação de joystick / botão usada. Pressionar o botão de salto enquanto Hiryu estiver parado fará com que ele faça um salto vertical regular, enquanto pressionar o botão de pulo enquanto pressiona o joystick para a esquerda ou para a direita permitirá que ele faça um salto de roda de carroça. Hiryu também pode deslizar sob ou através de certos obstáculos e inimigos, primeiro agachando-se e pressionando o botão de salto. Além de seu movimento de deslizamento, os dois saltos também podem ser usados para destruir oponentes mais fracos. Hiryu é capaz de trancar em certas plataformas e escalar paredes e tetos usando um gancho metálico. Enquanto corre por uma superfície inclinada, Hiryu pode ganhar impulso suficiente para permitir que ele faça um salto mais longo do que o normal.
Vários power-ups podem ser obtidos em caixas de itens carregadas por certos inimigos. Estes incluem uma extensão do alcance de ataque de Hiryu que dura cem barras, dois tipos de ajudas de saúde (representadas pelo kanji usado para escrever o nome de Hiryu: 飛 e 飛 竜), uma extensão de saúde máxima (representada pelo kanji 竜 , o segundo personagem em nome de Hiryu), uma vida extra , e um power-up que não só faz Hiryu invulnerável para atacar, mas também aumenta suas próprias habilidades de ataque através de imagens de sombra de si mesmo por 15 segundos. [9] Hiryu também pode convocar companheiros robóticos conhecidos coletivamente como "opções" que o ajudam a lutar contra inimigos. Estes consistem em até dois droides tipo cogumelo , umtigre robo de dentes de sabre e um falcão robô , conhecido individualmente como Opções A, B e C, respectivamente.
O jogo tem cinco etapas: a República Socialista Soviética do Cazaquistão (chamada " São Petersburgo " durante a sequência de atração do jogo de arcade), o Deserto Siberiano , o Cruzador Aéreo Balrog (געלראב), a Selva Amazônica e o próprio covil do Grão Mestre, o Terceiro. Lua. Cada um dos estágios é dividido em várias seções menores, cada uma com seu próprio limite de tempo e local de ponto de verificação. O jogador tem um medidor de saúde de três pontos (que pode ser aumentado para cinco pontos com as extensões de saúde). Hiryu perderá uma vida quando o seu medidor de saúde estiver completamente esgotado, movendo-o para fora da tela completamente (como cair em um poço sem fundo) ou quando o cronômetro do jogo chegar a zero. É Game Over quando todas as vidas de Hiryu estiverem perdidas, mas o jogador pode ter a oportunidade de continuar.
A versão arcade de Strider foi parte de um projeto de três vias concebido em colaboração entre a Capcom e o estúdio de mangá de Hiroshi Motomiya Moto Kikaku , que também incluiu o mangá Strider Hiryu de Tatsumi Wada de Moto Kikaku, publicado na antologia Comic Computique da Kodansha . Japão, assim como a versão NES do Strider . Kouichi Yotsui, diretor do Strider coin-op (que é creditado como Isuke no jogo), foi escolhido por sua experiência com o hardware do CP System enquanto trabalhava como designer de background em Ghouls 'n Ghosts.. Os três projetos foram desenvolvidos independentemente uns dos outros.
A trilha sonora do jogo de arcade original foi composta inteiramente pelo compositor de videogames feminino Junko Tamiya, que não foi creditado por seu trabalho na versão arcade, mas foi mencionado como parte da equipe de arcade original em algumas adaptações do console. As primeiras revisões do jogo arcade estavam faltando a música original para os estágios Aerial Battleship e Third Moon. Nesta versão, a música da primeira fase do jogo foi repetida aqui.
Strider contém muitos estilos diferentes de temas que mudam dinamicamente durante o jogo de acordo com os estágios e as situações na tela. Estes variam desde temas experimentais e progressivos de ação sci-fi futurista até peças de música barroca , tribal e clássica . Elementos da trilha sonora também foram usados em outros jogos da Capcom onde Hiryu apareceu. Estes incluem a série Marvel vs. Capcom , bem como outros jogos relacionados com Strider .
Ports of Strider para o Amiga , Amstrad CPC , Atari ST , Commodore 64 , DOS e ZX Spectrum foram publicados pela US Gold e desenvolvidos pela Tiertex em 1989. As versões Gold dos EUA têm a ordem da terceira e quarta etapas trocadas (a ordem das cut-scenesforam mantidos o mesmo, causando um erro de continuidade), e a batalha final com o Grandmaster faltando (as últimas etapas terminam com a batalha contra o gigante robô gorila Mecha Pong). Como resultado, o final foi alterado para revelar que os eventos do jogo eram uma simulação que o jogador estava passando. Todas as cinco versões incluíam gráficos rebaixados, menos música e inimigos ausentes comparados à versão arcade. Além disso, os controles foram modificados para que o jogo fosse compatível com os controladores de joystick de um botão. Apesar dessas mudanças, todos os lançamentos de ouro dos EUA receberam altas pontuações de revisão por revistas de jogos de computador da época. Posteriormente, em 1992, os ativos das versões Amiga foram utilizados para a conversão no Sistema Master da Sega., também feito por Tiertex. Uma luta final com o Grandmaster foi adicionada nesta versão, mas os créditos finais continuam dizendo que tudo foi apenas uma simulação.
A Sega produziu sua versão caseira de Strider para o Mega Drive / Genesis , que foi lançado no Japão em 29 de setembro de 1990, com lançamentos subsequentes na América do Norte e na região PAL . Foi anunciado como um dos primeiros cartuchos de 8-Megabits do sistema, e passou a ser um best-seller. [14] Esta versão também foi relançada para o Wii Virtual Consoleno Japão em 15 de novembro de 2011 e depois na América do Norte em 16 de fevereiro de 2012. A versão Genesis / Mega Drive contém um final diferente do jogo arcade. Esse final mostra a destruição do estágio final, à medida que o protagonista do jogo faz sua fuga. Isto é então seguido pela sequência de crédito principal que vê Hiryu voando seu planador no espaço e relembrando os vários encontros que ele teve durante sua missão enquanto ele volta para a terra. O tema final foi uma combinação editada de duas peças separadas de música planejadas para o jogo de arcade, mas substituídas por uma repetição da música de primeiro nível. A revista de computador ACE considerou a conversão anterior do Amiga como "tão boa quanto esta".
A Capcom produziu separadamente uma versão para o computador Sharp X68000 em 1991, lançando-a exclusivamente no Japão. É uma reprodução muito próxima do original arcade, com alterações mínimas.
A NEC Avenue produziu uma versão para PC Engine do Strider Hiryu , que foi lançado exclusivamente no Japão em 22 de setembro de 1994. A versão do PC Engine foi lançada como um título de CD-ROM que requer a expansão do Arcade Card. A porta do PC Engine apresenta um novo palco deserto que não estava na versão arcade, bem como cut-scenes, música e diálogo recém-gravados, com o dublador japonês Kaneto Shiozawa como a voz de Hiryu e Kōji Totani como o Grão-Mestre. . A versão do PC Engine é notável por seu longo processo de desenvolvimento, tendo sido planejada em vários formatos, incluindo o SuperGrafx em um certo ponto.
A versão para PlayStation do Strider foi lançada pela Capcom em 2000 como um segundo disco que veio embalado com a versão para o PlayStation do Strider 2 . A versão norte-americana tem o código do jogo Strider e Strider 2 pressionado no disco errado. Esta versão foi reeditada separadamente no Japão em 24 de outubro de 2006, como parte da série Capcom Game Books , que incluiu um manual extenso e guia estratégico para o jogo. Isso torna esta versão autônoma tecnicamente o último jogo PlayStation original de todos os tempos, lançado após a descontinuação do sistema em março de 2006.




Dirvesão: 5,0
Jogabilidade: 5,0
Graficos: 5.0
Som: 5,0
Nota Max:5*
Publisher(s)Capcom
Director(s)Kouichi Yotsui
Designer(s)Kouichi Yotsui
Tokuro Fujiwara
Shinichi Yoshimoto
Composer(s)Junko Tamiya[1]
Platform(s)Arcade, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, PlayStation, Sega Genesis, Sega Master System, Sega Mega Drive, Sharp X68000, TurboGrafx CD, Virtual Console, Wii, ZX Spectrum
ReleaseArcade
Mega Drive/Genesis
September 29, 1990[5]
Master System
1991[6]
PC Engine
September 22, 1994[7]
PlayStation
-
JP: October 24, 2006
Virtual Console
Mode(s)Single player (2-player alternating)
CabinetUpright
DisplayRaster, 384x224 pixels (horizontal),
4096 on-screen colors,
65,536 color depth[8]