Odyssey um potencial desperdiçado
- Sergio Aguiar
- 6 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
Imagine uma criança no natal de 1978 nos Estados Unidos ,indo a uma loja de brinquedos pois, na quela época era lá que você ia achar os video games , com seus 9 para 10 anos e de repente se vê diante de uma difícil escolha , um atari 2600 e um Odyssey² no qual ela esta na duvida qual levar , e o seu pai provavelmente não iria ajudar , pois na maioria das vezes ele mesmo não ia entender do que se trata .
Ela sem saber o que levar chama o "moço" da loja e pergunta :
-- Moço qual deses video game eu devo levar ?
Uma questão que precisa ser levado em consideração em que um custava US$ 199,00 (Atari 2600) e outro custava 100,00 (Odyssey) no seu lançamento .
Certamente o dono da loja ia empurrar o mais caro o atari , mais o pai pelo bolço no mais em conta .
Mais esqueçamos o preço por um segundo e a criança ali olhando vendo os dois consoles um com um teclado alfa numérico que intimidava pela quantidade de botões e outro ali sem quase nada só umas alavancas , e ela ali indecisa ,dai aparece um homem e diz a ele:
-- Olha garotinho esse aqui com o teclado o Odyssey² tem aquele jogo o space invaders e não tem e nenhum outro video game e exclusivo .
Em que ele associava ao seu primo mais velho que ia a casa de fliperamas e dizia que esse jogo era o máximo e ele não tinha idade para entrar .
Ele já se animando e o homem dizendo mais :
-- Esse Odyssey² tem aquele outro jogo o Pac-Man e não tem e nenhum outro video game e exclusivo .
E ele outra vez se recordava do seu primno mais velho e se interessava mais ainda por ele.
Diante desse senário certamente ele levaria o Odyssey² por que ele tinha nada mais nada menus que os dois melhores jogos daquela época , e ele os teria em uma conversão domestica muito aceitável, pois o Odyssey² poderia fazer , e ele seria o video game mais vendido daquela época .
Dai meu caro leitor você diz "olha só esses jogos não iriam resolver " sim mais eu continuo com o raciocínio de que só esses dois jogos já iriam dar um impulso necessário para que o Odyssey² fosse bem sucedido .
Mais por que não foi assim? você me pergunta , e eu digo o grande calcanhar de aquiles do Odyssey² foi o fato da Magnavox (divisão da Philips) Não ter acreditado no potencial do video game , por que se analisarmos o hardware e a proposta do Odyssey² no conjunto eram melhores que do atari(apesar do atari ter uma qualidade gráfica 20% melhor)o grande problema e que não souberam aproveitar o que ele tinha .
Veja um planejamento de marketing e um bom investimento na exclusividade de alguns títulos como esses que citei certamente iriam fazer da historia do Odyssey² bem diferente
Por que se analisarmos o video game ele teve grandes ideias como jogos em que você usava o video game como um a mais para ele como o Em Busca dos Ameis Perdidos ou a Conquista do Mundo , em que você coloca o tabuleiro sobre o video game e usa o cartucho para algumas partes do jogo que torna algo inovador para a época

Mais então por que a "Magnavox" não fez assim? ,bom isso e um pouco complicado de dizer mais tudo leva a crer em uma coisa Philips e Televisores , e eu explico , a Philips estava mais preocupada em vender televisores pois em 1979 não eram todos que tinham uma , só a título de curiosidade uma sena clássica do filme De Volta para o Futuro 1 onde Mart Macflay esta na casa de sua mãe quando jovem depois de ser atropelado pelo pai dela , e eles estão em uma mesa aonde o pai liga a TV todo orgulhoso e o Mart diz claro sem saber ao certo a bobagem que ia dizer mais claro na quela época e ele diz :
--Vocês tem TV que legal eu tenho duas em casa .
Dai todos olham espantados com isso e depois um fala:
--Ele deve estar brincando ninguém tem duas tem TV'S em casa .
Para você ter uma ideia de como um televisor era caro na época , por esse motivo ter um Odyssey² fariam com que mais pessoas tivesse um televisor em casa logo se não teriam aonde jogar .
Outro erro do Odyssey² foi não permitir no seu começo a entrada de empresas terceiras como a Imagic de Atlantis por exemplo e acreditar que só eles(Magnavox) iriam entender de como fazer jogos para o seu console que , mais tardiamente se soube pela historia de que quando isso aconteceu que vieram Turtles o próprio Atlantis entre outros de empresas terceiras, na época em que o Odyssey² já estava na UTI , foi tarde demais .
Eu acredito piamente que a Philips sabia do potencial do Odyssey² , mais não queria investir por que não era a "praia" dela , e isso aconteceu por varias empresas inclusive aqui no brasil ,grandes potenciais mais pessoas despreparadas quanto ao mercado de video games .
Comments