O Brasil tem identidade"Vídeo-Geimistica"
- Sergio Aguiar
- 9 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Sabe depois de adquirir o Telejogo Philco Ford , algo que sempre para min passava batido mais depois que parei para pensar(Não sei se faz diferença , mais estava a tomar uma xícara de café) e notei que o Brasil não tem uma identidade "Vídeo- Geimistica" pois nem o nosso amado Telejogo não era nosso , e nesse momento comecei apor em minha mente qual era a identidade o Brasil nesse aspecto e não cheguei a um lugar confortável , mais deixa que eu seja mais especifico .
Na Europa por ex quando se fala de Vídeo Game antigo não se fala de Pong ou Odyssey , se fala dos PC's Sinclair (Zx sperctrun e subsequentes ) que eram mais populares la e desses foram feitos inúmeros modelos com as mais variadas configurações ,sendo assim lá eles tem uma seria nostalgia quando se trata deses PC's

Sem contar na infinidade de acessórios que foram criados para esses PC's, computadores mais "baratos" que traziam algo a mais do que só programação , se formos levar em conta os jogos vamos ver grandes clássicos como Alien 8 entre outros .

Quando olhamos para o Japão e vizinhos vemos os Árcades(Fliperamas) e jogos de tabuleiro , mais se levarmos em conta só os jogos eletrônicos vemos Taito ,Sega ,Nanco , PAC-MAN ,SPACE INVADERS entre outro que eu poderia ficar aqui horas citando .

Vendo desse modo cada lugar tem a sua identidade nos vídeo games , seja ela nos Árcades ou PC's, mais tem; Dai o meu café já quase frio fiquei mais ainda pensativo sobre onde o Brasil se encaixa em que contexto , mais não chegava a um lugar ao certo .
Desse modo fui rever as minhas recordações sobre os E.U.A o berço dos vídeo games , la de 1977 com Ralph Bear o pai dos vídeo games domésticos com seu Odyssey , por que é um erro comum as pessoas ,acharem que Nolan Bushinel Foi o responsável por isso , mais não Ralph Bear que tem de levar todo o credito pois ele sim , pois o Nolan na época foi muito inteligente e esperto quando viu o Tênis do Odyssey e vendo a temática fez o Pong ,apesar do código fonte serem diferentes a ideia é a mesma .
No video que falo do atari no canal 1983 o ano do atari no Brasil falo disso e muito mais ,sendo assim não vou me alongar nisso.
Diante de tudo isso fui ao estúdio do canal e dei uma boa olhada nos consoles , como o Telejogo o nosso caçulinha de todos que tenho e o mais importante deles, pois é o inicio dos consoles no Brasil , mais ele não e 100%(Cem por cento) nosso pois a sua cpu e toda a temática vem do odyssey de Ralph Bear ,logo não é nossa fora os trocentos clones nacionais que também não é nosso
Depois o Atari 2600 , que até 1984 propriamente dito só tínhamos clones (Dai você caro leitor diz : Mais e 1980 com o Mapping e Sears? ,esses não contam são produtos americanos) logo todos esses clones nada mais são que copias dos produtos americanos ,ate mesmo o Odyssey² que para nós só Odyssey é produto americano .
Minha questão estava longe de ser respondida ,mais mesmo assim continuei e o MSX da Gradiente este mesmo até o Sharp HotBit , nas suas versões 1.0 não tinham licenças só na versão DDPlus de cor preta que tiveram ,ate um fato curioso foram criadas as versões de ambos 1.1 pois os consumidores estavam reclamando de incompatibilidade de acessórios que se estabeleceu em comum acordo a norma MSX-BR procure no Google que você vai achar essa norma .
Logo todos esses não são nosso, logo ainda não da para dizer a nossa identidade , nem com o Nintendo Geniecom , pois se trata de um clone do Nes 8-bit o PC 95 também mais ai de outros dois do ASDER do JP e do Nes 8-bit. Eu poderia ficar aqui escrevendo por horas ,mais não íamos sair do lugar .

Há você deve estar ai dizendo mais e o ZEBBO da TECSTOY esse não e 100%(Cem por cento ) nosso tem parceria com empresas de fora e este não durou muito e hoje os jogos são tão raros que só os que tiverem na memoria são jogáveis , pois o sistema de nuvem não existe mais
Logo a minha questão, acho que não vai ter uma resposta definitiva a não ser que o Brasil sempre copiou o de fora e nunca se preocupou e fazer o seu ,então chego a crer que o mais provável e que a nossa identidade e o uma mistura de tudo sem uma rais forte ou algo realmente nosso.
Comments