top of page
Buscar

Por dentro do novo Mega Drive

  • Sergio Aguiar
  • 10 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Quando eu escrevi o primeiro post tratando do novo mega drive fiz um apanhado de tudo deis do seu começo até o seu lançamento , porem o post já estava extenso demais então resolvi fazer este para ser um aparte daquele anterior .


Pois bem quando começaram a entregar o novo que não e tão novo mega drive , eu vi muita gente ,"reclamando" que tinha pessoas logo ligadas a canis do Youtube recebendo primeiro , que os demais que compraram na pré-venda e por consequência fazendo os "reviews" ou seja os demonstrativos em um português mais simples , saindo em uma especie de dianteira , dos demais mais até então eu imaginava que isso era somente para criar uma imagem positiva do que até então eu imaginava ser um video game com alguns poréns , mais eis que a situação não era bem essa , no âmago(cerne ,centro) da questão não era bem esse e eu explico .



Depois que os Youtubers apadrinhados receberam os seus, vieram a grande maça e ai que as coisas foram aparecendo ,pois até então eu não tinha visto uma foto sequer da placa mãe do video game , mais pesquisando bem pela web eis que acho uma em condição de 60% que dava para identificar os componentes dela e assim ver do que se tratava .



Quando elenquei todos eles fui atras para ver o que eles representavam no contexto do novo que não e tão novo mega drive ,mais claro eu já tinha uma ideia do que seria cada uma mais queria informações técnicas ate por que eu iria fazer um Papo Gamer sobre o assunto .



Então comecei pelo obvio o "Processador" tudo em um o tal de Red kid 2.500 um FPGA , mais ai você me pergunta o que e um FPGA? e eu explico :


"Um FPGA (Field Programmable Gate Array, em português Arranjo de Portas Programáveis em Campo) é um circuito integrado projetado para ser configurado por um consumidor ou projetista após a fabricação – de onde advém "programável em campo".


Trocando em miúdos e um Componente em que você pode colocar ordens para que ele se comporte como um determinado item que pode ser um processador , VDP(video) áudio e por ai vai , seria como se você fosse na farmácia e pedisse um xarope e a moça te desse um cloritado de ambroxol ou seja um genérico , e bem esse o conceito no mega drive .


Red Kid 2.500

Logo esse Red kid 2.5 seria um conjunto genérico dos seguintes itens:

MC6800, Z80, Y2612 , VDP.


Logo um carinha responsável por tudo isso fica muito complicado e ai que se vê os problemas que o mega tem devido a esse carinha não ser completo e eu explico


quando você tem em um computador um processador com 4 núcleos (Atente e uma analogia não leve ao pé da letra ) você pode executar 4 tarefas ao mesmo tempo ou ter vários processos rodando mais suave no computador , ao passo que quando você tem 1 núcleo só fica mais difícil pois se você tenta executar muitas coisas ao mesmo tempo o computador vai ficar lento .


Dai você me pergunta , mais o que tem isso haver com o novo mega drive ?. Simples esse red kid 2, não consegue ser 100% fiel aos componentes originais , logo em muitas vezes tendo que priorizar áreas do jogo , mais vamos ver isso na pratica.



A maioria dos jogos desse novo mega drive tem um borrão no canto inferior a tela , que não se justifica pelo preço que estão cobrando ,alem disso esse Red Kid 2.5 que depois foi renomeado para Firecore(Nas versões posteriores) , tem que cuidar de tantas coisas , que acaba por priorizar em muitas das vezes a fluides do jogo , se você jogar o Outrun vai ver que a musica e tão lenta que da tristeza de ver , Truxton e outro exemplo se você jogar no cartucho , você não pode morrer uma vez se quer, por que se não jogo trava, claro e um defeito intermitente(horas acontecem horas não) então imagina você estar lá na sua jogatina e morrer quase no final e o jogo simplesmente travar , e justo para quem pagou o preço que pagou , no meu ponto de vista não.


A.S.S.M.GP II

Mais ate ai eu não imaginava que esse carinha poderia ser tão defasado e eis que vou pesquisar mais e mais e acabo descobrindo em fóruns americanos e outros mais , que este Red Kid 2.5 foi usado nos primeiros flashcards da AT-Games pois como ele tem controle sobre o cartão SD seria mais fácil de programar

Flash Card AT-Games

Logo a AT-Games não utiliza mais esse FPGA sendo assim difícil de explicar o por quê da TECTOY ter optado por essas versão, mais pesquisando mais encontro um explanação sobre isso Red Kid 2.5 que ajuda a entender um pouco mais :


"Não seria FPGA, mas um Genesis On A Chip, com suporte tanto pra SD como para slot de cartucho, fabricado por uma empresa chinesa chamada DMC em meados 1999"

Neste caso se trata do console da AT-GAMES , mais como o novo que não e tão novo Mega Drive também usa da no mesmo pois se trata da mesma tecnologia , dai se explica boa parte desses problemas e também explica o por que tecnologias como 32x ,CD, power base e etc ... não são compatíveis , alem desse que por si já daria a incompatibilidade, a TECTOY teria que pagar a SEGA para ter essas tecnologias no seu novo mega drive ,e imaginando que os consumidores não ia querer isso de 32x ,CD etc, etc.. resolveram não por , e claro tinham que dar uma boa justificativa e apelaram para o bolço .



Mais quando fui analisando os demais componentes vi que o que eu imaginava ser ruim poderia piorar .


"Abro um parentese aqui para dizer algo. Claro não estou aqui para agradar mais sim para informar , isso não quer dizer que você não possa comprar o novo mega drive , mais antes e bom você estar bem informado sobre o que é e o que não e dele "


Analisando outro componente que a principio tem as iniciais de MX e uma serie de números fui descobrir que este se tratava da firmeware interna do mega aquela em que você usa o SD mais veja :


Quando você liga o mega drive o BOOT (Processo de inicialização )tem algumas regras e para simplificar seria mais ou menus isso :


IF Slot Cartucho =1(com cartucho) then:

Start game rom ;

ELSE (se não)

Start MDI.BIM;

End;



O que eu quis dizer nesse caso em português simples seria se caso haja um cartucho no jogo inicie o jogo se não inicie o rom loader do mega drive .Notem que eu quis simplificar , não se deve levar ao pé da letra .


Esta MDI.BIM simplesmente funciona como um rom loader , ou se você preferir como um everdrive ,mais simplório que se tentada ser executada em um emulador não iria funcionar pelo simples fato de que ela necessita de hardware externo ,mais olhando esse arquivo você pode notar que e uma versão melhorada uns 10% do que já se usava nos consoles antigos da TECTOY .


Se um hacker mexesse nessa rom o máximo que daria era pra transformar em um everdrive , com game genie etc ..etc não tendo muito mais o que fazer .


Quanto ao controle assim que recebi fui logo testar e constatei que ele e 30 gramas mais leve o plastico parece um tantinho inferior , o cabo e 30% menor que o original e o conector e diferente do antigo mais ,no geral esse controle esta ótimo pena é o preço que ficou salgado demais R$99,00.


Novo controle mega drive 3B

Em que pese esse novo mega drive term um hardware muito defasado se comparado com os da AT-Games , que já são de qualidade questionável , não tendo como explicar o por que disso se já que se queria fazer algo significativo para os consumidores ,fazendo deste novo que não e tão novo mega drive um item de prateleira na minha modesta opinião .




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page